Nunca se falou tanto na importância de se ter um estilo de vida saudável para melhorar a qualidade de vida e o bem-estar. Para as mulheres, esta busca pelo equilíbrio tornou-se ainda mais emblemática desde que assumiu seu papel definitivo no mercado de trabalho, sem abandonar os cuidados com a casa e a família. As mulheres são expostas a uma dupla jornada de trabalho, sentindo na pele os malefícios desse estresse.
E é no estilo de vida saudável que as mulheres modernas vão encontrar a chave para superar mais este desafio. A manutenção do peso saudável, a nutrição inteligente, atividade física e uma boa ingestão de líqüidos são medidas simples e eficientes para lidar com essa situação.
O peso adequado melhora tanto a quantidade como a qualidade de vida. Porém, com todos os conhecimentos produzidos nesta área, já não se pode mais falar em peso ideal relacionado a tabelas de sexo e altura. O termo mais utilizado pelos especialistas é “Peso Saudável”. Isto porque a composição corporal passou a ser mais importante do que o peso propriamente dito. Sabemos que a quantidadede gordura e, principalmente, onde ela está depositada, fala muito mais sobre as condições de saúde de uma pessoa do que o número de quilos que ela registra na balança.
Para deixar a situação feminina ainda mais desafiadora, existe toda uma questão hormonal, que favorece o acúmulo de gordura, principalmente nas coxas e quadris, além de promover a retenção de líqüidos, que é mais acentuada no período pré-menstrual. Por isso, algumas mulheres que estão fazendo dieta para emagrecer não percebem redução depeso neste período. A boa hidratação favorece a redução e manutenção do peso, pois ingerir mais de oito copos de água por dia, em parte sob forma de chás e outras bebidas saudáveis e de baixas calorias, diminui os picos de fome entre as refeições além de proteger contra a retenção e acúmulo de líqüidos.
A hidratação correta também faz parte da saúde e beleza do maior órgão do corpo humano: a pele. Uma das maiores preocupações das mulheres, a celulite, está relacionada com a retenção hídrica. Parece um paradoxo, mas quanto mais líqüidos são ingeridos, maiores serão as taxas de filtração dos rins e mais água será eliminada sob forma de urina, o que evita a retenção hídrica. Além de reforçar a importância de se beber líqüidos, é interessante lembrar que massagens localizadas com cremes também podem ajudar a minimizar a celulite.
Além disso, a hidratação é fundamental para o bom funcionamento do intestino. A constipação é uma queixa comum entre as mulheres e, para se prevenir este problema, é preciso consumir fibras, beber água e praticar alguma atividade física regularmente. É importante lembrar que aumentar o consumo de fibras sem garantir a ingestão de líqüidos pode piorar aconstipação.
Para finalizar, algumas mulheres devem ter cuidado especial com a ingestão de cálcio. Após os 65 anos, uma entre quatro mulheres sofre de osteoporose. E para prevenir essa doença que deixa os ossos frágeis, é necessária, ao longo da vida, a prática de atividade física e uma ingestão diária de cerca de 1000 mg de cálcio. Isto pode ser obtido pela ingestão de leite desnatado, iogurte light, queijos magros e tofú (queijo de soja). O cálcio dos vegetais como brócolis e espinafre não são bem absorvidos pelo organismo, mas são ótimos complementos. Quando não é possível atingir toda a nossa necessidade de cálcio somente com a alimentação, muitos especialistas recomendam um multivitamínico com esse mineral.
Além do impacto positivo no organismo, o peso adequado, a redução da massa de gordura, hábitos saudáveis e atividade física trazem um outro efeito bastante significativo: todos que emagrecem e adquirem hábitos saudáveis experimentam uma grande melhora na sua auto-imagem e na sua auto-estima. A pessoa passa a cuidar melhor de si, a gostar-se mais, aumentando seus níveis de energia e de bom humor.
Podemos definir saúde como a mais elevada expressão de beleza do nosso corpo. A saúde é um estado de espírito que se inicia na intimidade das nossas células e transborda por todos os nossos poros, ficando evidente na forma como nos relacionamos com nós mesmos e com o mundo que nos cerca. Quanto mais saudável for o nosso peso e nosso estilo de vida, melhor será a nossa saúde como um todo.
Brindemos a isso! Saúde e sucesso.
Dr. Nataniel Viuniski
Médico Nutrólogo
autor do livro Obesidade Infantil -Um Guia Prático,
Editora de Publicações Biomédicas Ltda.